quarta-feira, 15 de junho de 2011

Irish food

Acredite, adaptar-se a cultura irish pode ser bem complicado...e uma das coisas que mais sinto falta é da comidinha brasileira, de preferência aquela, da minha Vó Rosa! Ok, eu não precisava ir até Santos pra comer bem, bastava um restaurante por quilo em Sao Caetano mesmo...rs.

Vou contar um pouco dos "probleminhas" da irish food...

Full irish breakfast.

Preciso dizer alguma coisa sobre esse delicioso (péssimo!!!!!) café da manhã dos irlandeses???
O irish breakfast é uma "adaptação" do café da manhã dos ingleses, e o mais engraçado é que aqui eles não simpatizam muito com o povo do Reino Unido, mas adoram copiar tudo que é deles! rsss. A historia (e os irlandeses) contam que o irish breakfast foi criado há mais ou menos 300 anos atrás, quando todo transporte era marítimo e só haviam trabalhadores nos portos aqui da Irlanda. A idéia foi que eles comessem esse café da manhã com uma pint de Guiness antes de comecar o longo dia de trabalho. Assim, até hoje o tradicional full irish breakfast (café da manhã irlandês completo) e servido na maioria dos restaurantes e hotéis.
Vamos aos ingredientes: pão, feijão (doce), cogumelos com alho, tomate, ovos, rashers (parecido com o bacon, mas é um corte diferente do porco, com mais carne), sausage (tipo nossa salsicha), black/white pudding (???).
Os ovos podem ser fritos ou mexidos, as salsichas tambem não fritas, assim como o bacon. Esse feijão me assusta um pouco (rsss), ele é doce e não tem absolutamente nada parecido com o feijão brasileiro, além de ser tipicamente consumido no café da manhã. O preço gira em torno de €8,00, dependendo da região da Irlanda.

Depois desse café da manhã, vamos ao almoço. Ok, eles nao almoçam! Depois de 1 ano e meio aqui, ja estou conformada que eles não levam o almoço tão a sério como nós. Pra eles, o jantar é a principal refeição do dia e entao eles normalmente comem um sanduíche natural para o lunch time. Vamos ao dinner agora! O nosso arroz e feijão é a batata para os irlandeses! Tudo é baseado em batatas - fritas, cozidas, assadas ou amassadas. Eles consomem batatas quase todos os dias, é incrível!

Irish potatoes.

As carnes mais consumidas aqui são o frango, o steak (que é o que mais se aproxima da picanha) e o pork (carne de porco). 

Chicken goujons (tirinhas de frango empanado).

Steak and potatoes (Carne com batatas assadas).

Pork chops (costeletas de porco).

Até que as carnes são boas...rs. Segue abaixo alguns pratos tradicionais aqui da Irlanda:

Chicken pita (Frango, alface, queijo, cebola, tomate e pão sirio).

Chicken curry (pedaços de frango fritos ou cozidos servidos ao molho curry).


Beef stew (carne assada com cenoura e batata)

E as sobremesas:

Cheesecake (bolo de queijo).

Apple pie (torta de maca)


Carrot cake (bolo de cenoura).

Acho que deu pra ter uma idéia das comidinhas daqui, né? Com o tempo, acostumamos, improvisamos e descobrimos uma forma de cozinhar as comidas brasileiras. Sempre tem aquela lojinha brasileira que também ajuda bastante! rsss.
Espero que tenham gostado!
xxx.

3 comentários:

  1. Aiiii sim ein Fê... esse breakfast é bizarro hahahhaa as desserts são boas e já enjoei! além que o bolo de cenoura só mais o meu com você fazendo a cobertura! hahhahaha

    Victor

    ResponderExcluir
  2. Aiii... a comida é uma das coisas q me preocupa muitoo!!! =S
    Gosto da comidinha brasileira... arroz, feijão, bife... E tbm sentirei saudades demais da comidinha da vovó (já que tenho a sorte de almoçar na casa dela todos os dias!!!)
    Aiii.. nao quero nem pensarrr... q tristeee!!!
    rsrs..

    Bjoooo Fee..
    Ass. Shay

    ResponderExcluir
  3. Ai Nega, esse café da manhã me deu vontade de vomitar! Aiiin... leitinho com café e paozinho na manteiga é tudo de bom!

    ResponderExcluir