domingo, 12 de junho de 2011

Slow motion

Hoje vou falar sobre uma reportagem que meu pai me deu um pouco antes de eu embarcar para a Irlanda. Acredito que boa parte das pessoas se identifique com alguma coisa da matéria.



"Abrir o e-mail antes de qualquer outra tarefa do dia, almoçar em 15 minutos em plena mesa de trabalho, adormecer, já de pijama, com o laptop colo. Se você já fez alguma dessas coisas, existe uma boa e uma má notícia. A boa é que vc é normal, a maioria das pessoas vive dessa forma nas grandes cidades. A má é que sua saúde, física e mental, se já não deram sinais de colapso, em breve o farão.
Mas a melhor notícia de todas é que é possível fazer diferente! Cada vez mais as pessoas tentam conciliar a vida caótica na cidade grande, com milhões de tarefas, correria, ansiedade, a uma rotina mais calma, valorizando os pequenos momentos de prazer. Isso e chamado de movimento "Slow". Esse nome também é dado ao livro do jornalista escocês-canadense Carl Honore, publicado em 2004 e já traduzido para mais de 30 idiomas. Principal porta-voz do movimento que prega a desaceleração do cotidiano, Honore viajou o mundo atras de pessoas que mudaram o ritmo de vida e a maneira de lidar com o trabalho, alimentação, saúde, uso da tecnologia - ate sexo. Sim, sexo. De acordo com uma pesquisa citada em uma palestra de Dan Schulman, CEO da operadora de celulares Virgin Mobile, uma em cada cinco pessoas e capaz de interromper uma relação já em curso para atender o celular. Sem a menor cerimônia.
Segundo Honore, quando as pessoas não podem sequer fazer amor sem checar a caixa de entrada de mensagens, alguma coisa esta muito errada. O mais absurdo, segundo ele, é que a pessoa faz isso de vontade própria: não consegue resistir a tentação de estar conectada e fazer varias coisas ao mesmo tempo.

Hoje a palavra Slow acompanha organizações inusitadas: há desde grupos como Slow Sex (por uma vida sexual menos apressada) e Slow Consumption (por um mundo com menos compras) até coisas como Slow Football (sim, isso existe) e Slow Christimas (em defesa de um fim de ano com mais afeto e menos compras).
O mais famoso simbolo dessa tendência, no entanto, é o Slow Food. A organização, que hoje conta com mais de 100 mil membros em 132 países (o Brasil, inclusive), foi fundada oficialmente em 1989, mas lançou suas sementes três anos antes, quando um grupo de manifestantes italianos se rebelou contra a abertura de uma loja do McDonald's na tradicional praça de Espanha, em Roma. Na contramão da produção de alimentos em massa e da comida rápida das redes de fast-food, prega a volta de refeições de qualidade, preparadas com produtos orgânicos e degustadas com tempo, de preferencia com muitos amigos".

Não é difícil se identificar com alguma das coisas citadas na reportagem, né? Realmente, hoje em dia, as pessoas tem uma vida muito mais corrida, com cada vez menos tempo para os momentos de lazer. Por mais difícil que pareça, precisamos apertar o botão "off" de vez em quando, desligar nossas cabeças e nossos corpos do trabalho e das milhares de tarefas diárias. Programe-se! Isso é possível. Busque uma atividade que goste, aproveite mais os momentos em família e com os amigos, viaje mais, dê mais risada, enfim... relaxe!! Isso não significa menos responsabilidade, isso mostra que você precisa colocar sua vida e sua saúde em primeiro lugar, sempre. Tudo tem seu tempo e você precisa de tempo para si próprio.


Viaje mais!!

Curta a sua liberdade!!

xxx


2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog, Fernanda. Está muito bom. Abs.

    ResponderExcluir
  2. ... eta mulher inteligente. hehehehehehehe

    ResponderExcluir