quinta-feira, 30 de junho de 2011

Verão na Europa. Destino: Toscana, Italia.

Um dos destinos preferidos dos europeus para o verão é a Itália, com altas temperaturas, lindas praias e muita gente bonita. A Toscana ou Toscânia é uma região da Itália central com 3,6 milhões de habitantes e 23 000 km² , cuja capital é Florença. Tem limites a noroeste com a Ligúria, ao norte com a Emília-Romagna, a leste com Marcas e Úmbria e ao sul com o Lácio. A oeste seus 320 km de litoral são banhados pelo Mar Lígure e Mar Tirreno. A Toscana administra ainda as ilhas do Arquipélago Toscano, a principal das quais é a Ilha de Elba. A Toscana é uma das maiores regiões italianas em território e número de habitantes.


Florença

É quase impossível não se encantar com a Toscana. O cenário, a história e a gastronomia vivem no imaginário coletivo como verdadeiros símbolos da Itália. No verão, entre junho e setembro, essa região no centro do país ferve: os dias longos e quentes atraem turistas e festivais. Em Florença, capital da Toscana, há os tradicionais, como o Calcio Fiorentino, em junho, na Praça de Santa Croce — uma hilária partida de futebol com jogadores vestidos como medievais — e eventos contemporâneos. O principal deles é o FOG (Festival Orchestre Giovanili), que reúne, em julho, orquestras juvenis do mundo inteiro para shows na Praça della Signoria. Para começar o verão com pé direito, no final de maio, a cidade recebe o Gelato Festival: uma série de workshops e venda de sorvete a céu aberto, em suas principais praças. O sorvete toscano é, aliás, uma iguaria: um dos melhores do mundo — sua consistência é firme, mas muito cremosa.

Festas italianas, onde e quando:

Calcio Fiorentino 
O que: Partidas de futebol em seus primórdios, remanescentes do período medieval. O que menos importa é a bola: os jogadores, paramentados com roupas de época, se digladiam a céu aberto. 
Onde: Praça de Santa Croce, Florença. 
Quando: 15, 23 e 29 de junho

FOG (Festival Orchestre Giovanili)
O que:
 Festival gratuito de música clássica, com orquestras juvenis do mundo inteiro. 
Onde: Praça della Signoria, Biblioteca Lazzerini e Termas Tettuccio, em Florença.
Quando: 29 de junho a 26 de julho

Palio di Siena
O que: Uma corrida de cavalos que existe desde o século 14. Dez cavaleiros de bairros diferentes competem entre si. 
Onde: Praça del Campo, Siena.  
Quando: 2 de julho

Rassegna del Chianti Clássico 
O que: Festival a céu aberto, com degustação de diversas versões do vinho Chianti. 
Onde: Praça Greve, Chianti. 
Quando: 8 a 11 de setembro

Compras em Toscana...
A consultora de moda Costanza Pascolato tem uma relação estreita com a Toscana: nasceu em Siena e sua filha, Consuelo, mora em Florença há 20 anos. As visitas à cidade, portanto, são frequentes. “Apesar de ser muito procurada por turistas, há cantinhos escondidos que só quem mora conhece”, diz Costanza. “Minha filha descobre e depois me leva junto.”
Consuelo, diretora de estilo internacional da Santaconstância, empresa de tecidos da família, dá as dicas: a Tharros Bijoux (www.tharros.com) é seu lugar preferido para comprar joias — as peças têm estilo renascentista, com pérolas e relicários. Há dois outlets imperdíveis, com descontos de até 60%, a meia hora do centro: o da Prada (0039-0559-1901) e o The Mall (www.themall.it), com marcas como Pucci e Fendi.


The Mall, Italia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário