quinta-feira, 30 de junho de 2011

Verão na Europa. Destino: Toscana, Italia.

Um dos destinos preferidos dos europeus para o verão é a Itália, com altas temperaturas, lindas praias e muita gente bonita. A Toscana ou Toscânia é uma região da Itália central com 3,6 milhões de habitantes e 23 000 km² , cuja capital é Florença. Tem limites a noroeste com a Ligúria, ao norte com a Emília-Romagna, a leste com Marcas e Úmbria e ao sul com o Lácio. A oeste seus 320 km de litoral são banhados pelo Mar Lígure e Mar Tirreno. A Toscana administra ainda as ilhas do Arquipélago Toscano, a principal das quais é a Ilha de Elba. A Toscana é uma das maiores regiões italianas em território e número de habitantes.


Florença

É quase impossível não se encantar com a Toscana. O cenário, a história e a gastronomia vivem no imaginário coletivo como verdadeiros símbolos da Itália. No verão, entre junho e setembro, essa região no centro do país ferve: os dias longos e quentes atraem turistas e festivais. Em Florença, capital da Toscana, há os tradicionais, como o Calcio Fiorentino, em junho, na Praça de Santa Croce — uma hilária partida de futebol com jogadores vestidos como medievais — e eventos contemporâneos. O principal deles é o FOG (Festival Orchestre Giovanili), que reúne, em julho, orquestras juvenis do mundo inteiro para shows na Praça della Signoria. Para começar o verão com pé direito, no final de maio, a cidade recebe o Gelato Festival: uma série de workshops e venda de sorvete a céu aberto, em suas principais praças. O sorvete toscano é, aliás, uma iguaria: um dos melhores do mundo — sua consistência é firme, mas muito cremosa.

Festas italianas, onde e quando:

Calcio Fiorentino 
O que: Partidas de futebol em seus primórdios, remanescentes do período medieval. O que menos importa é a bola: os jogadores, paramentados com roupas de época, se digladiam a céu aberto. 
Onde: Praça de Santa Croce, Florença. 
Quando: 15, 23 e 29 de junho

FOG (Festival Orchestre Giovanili)
O que:
 Festival gratuito de música clássica, com orquestras juvenis do mundo inteiro. 
Onde: Praça della Signoria, Biblioteca Lazzerini e Termas Tettuccio, em Florença.
Quando: 29 de junho a 26 de julho

Palio di Siena
O que: Uma corrida de cavalos que existe desde o século 14. Dez cavaleiros de bairros diferentes competem entre si. 
Onde: Praça del Campo, Siena.  
Quando: 2 de julho

Rassegna del Chianti Clássico 
O que: Festival a céu aberto, com degustação de diversas versões do vinho Chianti. 
Onde: Praça Greve, Chianti. 
Quando: 8 a 11 de setembro

Compras em Toscana...
A consultora de moda Costanza Pascolato tem uma relação estreita com a Toscana: nasceu em Siena e sua filha, Consuelo, mora em Florença há 20 anos. As visitas à cidade, portanto, são frequentes. “Apesar de ser muito procurada por turistas, há cantinhos escondidos que só quem mora conhece”, diz Costanza. “Minha filha descobre e depois me leva junto.”
Consuelo, diretora de estilo internacional da Santaconstância, empresa de tecidos da família, dá as dicas: a Tharros Bijoux (www.tharros.com) é seu lugar preferido para comprar joias — as peças têm estilo renascentista, com pérolas e relicários. Há dois outlets imperdíveis, com descontos de até 60%, a meia hora do centro: o da Prada (0039-0559-1901) e o The Mall (www.themall.it), com marcas como Pucci e Fendi.


The Mall, Italia.



quarta-feira, 29 de junho de 2011

4a. temporada de True Blood






A quarta temporada de True Blood estreiou no dia 26 de junho, nos Estados Unidos, e veio cheia de mudanças e surpresas na vida dos moradores de Bon Temps. Muito mais esta por vir, conta o criador da serie: "Muitas coias estao acontecendo na comunidade dos vampiros, o que significa que veremos muitas traicoes", disse Ball. Graças a Russell Edgington (Denis O’Hare), o Rei-Vampiro que arrancou a espinha de um apresentador de telejornal ao vivo na TV, a tensão entre vampiros e humanos é maior do que nunca. “Muitas coisas estão acontecendo na comunidade vampírica, o que significa que veremos muitas traições", disse Ball. 
O que vocês acham que vai acontecer? Eu tenho mil palpites na minha cabeça e gostaria muito de ver Sookie e Eric juntos de novo, adoro esse casal e aposto neles!  Enquanto isso, já podemos conferir os vídeos promocionais de “You Smell Like Dinner” (2x01), que estréia nos Estados Unidos no próximo domingo, 02 de julho.



Sookie with Eric or Bill?




terça-feira, 28 de junho de 2011

Arroz engorda?

Adorei essa reportagem da Revista Boa Forma sobre os tipos de arroz e resolvi escrever pra vocês. Sempre fui apaixonada por arroz e feijão, comia todo dia no Brasil, pena que aqui na Irlanda deixei esse habito de lado e me rendi a algumas comidinhas rápidas e menos saudáveis, infelizmente! Aposto que muitos se perguntam se o arroz engorda, se faz bem, a quantidade certa a ser consumida, e é sobre isso que vamos falar.



Fonte de carboidrato, o arroz ainda fornece energia, outro combustível importante para o processo de recuperação da musculatura. O segredo para você obter apenas os benefícios desse alimento é fácil de adivinhar: maneirar na porção. A ideia não é que você coma arroz todo santo dia. Mas mostrar que, se quiser, pode ir em frente – afinal, são mais de 1500 espécies no mundo! A lista disponível por aqui é menor, mas não tanto que dê para cansar o paladar. É só fazer um rodízio entre eles. “Cada tipo de arroz tem um sabor específico e pede acompanhamentos diferentes, deixando o prato colorido e criativo”, segundo o chef de cozinha Andrew S. Bushee. 

Vamos saber um pouco mais sobre alguns tipos de arroz...

BRANCO
É o mais consumido em todo o mundo, provavelmente por ser o mais barato e prático de preparar. Oferece aminoácidos e amido (carboidrato), mas é pobre em vitaminas e minerais – nutrientes perdidos no processo de refinamento e polimento. Se for impossível trocar de vez pelo integral, procure sempre combiná-lo com feijão ou verduras – as fibras desses alimentos ajudam a reduzir o índice glicêmico do arroz polido e reduzem o risco de ele engordar.

PARBOILIZADO
Mais nutritivo que o branco, oferece uma porção maior de proteína, vitaminas e minerais, especialmente cálcio. Isso porque o grão é pré-cozido ainda com a casca, o que provoca a migração desses nutrientes para o interior dele. Outra vantagem em relação ao branco: é mais firminho, o que revela a presença de amido resistente, oferecendo menor risco à dieta. E ainda  fica mais soltinho depois de ronto.

INTEGRAL
Mantém preservada a película que envolve o grão. Por isso, o arroz integral é rico em vitaminas B1, B6 e B5 – importantes para o sistema nervoso e a saúde dos músculos, das células e do coração. Essas vitaminas também fazem parte do metabolismo do açúcar, da proteína e da gordura. O integral ainda oferece antioxidantes (selênio, vitamina E) e mais fibras do que qualquer outro tipo – esses nutrientes promovem saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Percebeu a importância desse arroz para a dieta? Entre os integrais, os mais conhecidos são o cateto (arredondado), o agulhinha (alongado) e o vermelho. Além de ser o mais macio dos integrais, este último tem ferro, zinco e um componente (monocolina) que ajuda a reduzir o coletesterol ruim.

SELVAGEM
Marrom-escuro por fora e claro e macio por dentro, o grão é classificado e consumido como arroz, mas, na verdade, é uma gramínia originalmente cultivada pelos índios americanos. As propriedades nutricionais são próximas as do integral, com a diferença de ter menos carboidrato. Coloque no prato sem medo de engordar! O sabor é marcante, ficando mais suave se misturado ao arroz branco ou integral.

PRETO
A cor e o sabor acastanhados desse arroz, ainda novidade no mercado brasileiro, dão ao grão um perfil gourmet. Mas vale colocá-lo no prato com frequência, pois contém uma quantidade surpreendente de compostos fenólicos – antioxidantes potentes contra o envelhecimento. Assim como o integral, oferece vitaminas do complexo B e uma boa dose de fibras e de proteína. Ou seja, tem tudo para fazer sucesso no prato de quem está em busca da boa forma.

ARBÓREO
De origem italiana, é um grão curto, gordinho e branco. O nome soa ecológico, mas seu perfil nutricional é semelhante ao do arroz branco polido, ou seja, tem mais carboidrato do que proteína. Fibras, vitaminas e minerais também passam longe. Mas é perfeito para o preparo de risoto, pois absorve bem os temperos e, depois de cozido, fica durinho por fora e cremoso por dentro. Para baixar o índice glicêmico do grão, junte uma proteína magra (frango, peixe) e uma fonte de fibras (rúcula, abobrinha) à receita e, claro, dispense a manteiga.

BASMATI
Variedade indiana, tem grão longo, que fica macio e soltinho depois de cozido, com aroma de nozes e sabor delicado. É perfeito para o preparo de paella, receita típica espanhola, e pratos apimentados, como  os indianos. Nas refeições do dia a dia, pode substituir tranquilamente o arroz branco.
Prefira a versão integral – para garantir uma dose maior de proteína e fibras – do que o basmati polido.

MOTI
É o famoso arroz japonês. Assim como o branco polido, tem mais carboidrato do que proteína e quase nada de fibras, resultando em um grão que dispara os níveis de açúcar no sangue, o que engorda.
Mas esse “defeito” é amenizado quando ele vem acompanhado de peixe e alga – ingredientes do sushi e do temaki. Mesmo assim é bom não exagerar na quantidade. Depois de cozido, o moti também rende uma boa massa para o preparo de bolinho – mas evite, pois é frito.


Depois de conhecer um pouco mais sobre os tipos de arroz, agora é só experimentar e escolher o que melhor se encaixa com a sua dieta. 


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estilo Insensato Coração: Carol (Camila Pitanga)

Sempre fui mega noveleira e tenho que dizer que as novelas da Irlanda são as piores que ja vi, pior que Maria do Bairro...rsss. Sendo assim, thank God que existe youtube e posso acompanhar todo dia as novelinhas do meu Brasil. Insensato Coração é a favorita e ando bem de olho no look das personagens, cheios de elegância, estilo e muito charme! O meu preferido é o da Carol, ela sabe ser chique e combina perfeitamente os acessórios, escolhendo os figurinos perfeitos para qualquer ocasião!
"Carol, personagem de Camila Pitanga, é versátil e colorida", afirma a figurinista Helena Gastal. A executiva mistura peças modernas com outras neutras.
Para o trabalho...
Uma dica para deixar o visual de trabalho atual é destacá-lo com uma peça de cor vibrante. Use a pantalona de linho com sandálias de salto grosso, que são confortáveis.
Os acessórios...
Sempre marcantes, os cintos e os anéis da executiva arrematam bem os looks do dia a dia.


BLUSA FLORBELLA (R$ 325)
CALÇA LINDA DE MORRER (R$ 328)
CINTO CORELLO (R$ 99)
BOLSA FELLIPE KREIN (R$ 283)
SANDÁLIAS C&A (R$ 139)
RELÓGIO EURO (R$ 297,50)
ANEL LELEKA (R$ 39)


Os preços, como de costume, são bem salgados, mas é possível encontrar peças semelhantes em outras lojas. Aqui na Irlanda, minhas lojas preferidas são a Zara e a Forever 21, com preços bem acessíveis, principalmente agora, com tudo em SALE! rs.


Beijos!

domingo, 26 de junho de 2011

Florais ajudam a emagrecer?

Matéria super interessante sobre florais na M de Mulher, da Abril.

As fórmulas não vão reduzir medidas ou queimar gordura, mas podem ajudar a fortalecer o emocional, que está relacionado com a ansiedade, a insegurança, as preocupações, a baixa autoestima e os medos que, de maneira geral, influenciam o comportamento diante à comida.
Fórmulas interessantes para serem associadas com uma dieta equilibrada:
AGRIMONY (AGRIMONIA): ansiedade, infelicidade, agressividade, compulsão alimentar.
ASPEN: medo, mau pressentimento, desconfianças, dor no peito
BEECH (FAIA): arrogância, intolerância, antipatia, onipotência.
CENTAURY: submissão, fraqueza, personalidade frágil.
CERATO
: insegurança, falta de autoconfiança.
CHICÓRIA
: pessoa dominadora, egoísmo, carente, quer mudar pessoas, mal amado, medo de ficar só, asma.
CLEMATIS (CLEMATITE)
: sonhador, mãos frias, fantasias, ilusões, ausência. Dificuldade de concretizar objetivos.
GENTIAN (GENCIANA)
: personalidade negativa, dúvida, depressão ocasional, sensação de vítima.
HEATHER (URZE
): falta de atenção, carência afetiva, narcisista, centrado em si mesmo.
HOLLY (AZEVINHA)
: raiva, ódio, inveja, coração de pedra, falta de senso de humor, mau humor.
IMPATIENT
: impaciente, solitário, medidas precipitadas.
OLIVA
: fadiga, cansaço extremo, queda de cabelos.
RED CHESTNUT (CASTANHA VERMELHA): aborrece-se facilmente, preocupação excessiva, sempre imagina coisas ruins.
ROCK ROSE
: pânico, terror, sensação de morte.
ROCK WATER
:  perfeccionista, moralista, idealista, sensação de ser sempre reconhecido, rigidez, combate o prazer e a felicidade, fanatismo, vegetariano, etc.
RESCUE REMEDY: É um combinado de flores, para ser utilizado em situações de urgência: acidentes, más notícias, choques, traumas, crises, tensão. 


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Wish list june: Prada sunglasses!

 tinha visto essa coleção da Prada, mas confesso que agora estou querendo muito um desses pra mim. Minimal Baroque é o nome da nova coleção de óculos de sol da marca, lancada no Museu da Arte GAFA, em Pequim, há alguns meses atras para a coleção Primavera/Verão 2011. Adorei a armação e as diversas opcoes de cores e desenhos. Lindos, ousados, finos e naaada discretos! rs.
Aqui na Irlanda, você pode comprar na loja on line da Prada, mas nas lojas ainda não achei esses modelos. O preço no site oficial da marca é de €210,00. Pesquisei no Brasil e está em torno de R$ 1.300,00, com unidades limitadas. Nem preciso comentar sobre a gritante diferença de preços...absurdo, como sempre! Para quem estiver vindo pra Europa, vale a pena o investimento! 

Propaganda da linha Minimal Baroque.

Eva Mendes, sempre linda!

Olha o branco que lindo!




xxx

terça-feira, 21 de junho de 2011

Evoluindo com o seu amor!

Li uma reportagem na Revista Nova e achei super interessante, então resolvi postar aqui pra vocês. Adaptei com as minhas palavras e após algumas leituras sobre o mesmo assunto. Conta um pouco sobre como evoluir no relacionamento a dois, de modo que os dois permanecem interessantes e comprometidos com o passar tempo. Muito legal!




Muitos casais se separam, até aqueles que pareciam perfeitos, feitos um para o outro, de repente não seguem mais juntos, dizem ter objetivos diferentes. O que esta acontecendo, problemas de comunicação, pensamentos diferentes, falta de sexo? Pode ate ser algum desses motivos, mas o que mais vem acontecendo se chama evolução, de acordo com a frase: "Nunca antes na história dos romances foi tão necessário ser bem-sucedido para fazer o outro feliz". Exatamente isso! Nos tempos de hoje o principal combustível pra alimentar (e manter) o amor é o sucesso pessoal. As pessoas precisam ser parceiras na evolução, precisam acompanhar, entender, e principalmente aceitar as mudanças da pessoa que esta ao lado. Aprendemos coisas novas todos os dias, de formas diferentes, em lugares e com pessoas diferentes, isso e um ciclo natural que, acredite, acontece com todos! 
O termo chamado "Michelangelo", criado pela pesquisadora holandesa Caryl Rusbut, refere-se a possibilidade das pessoas ajudarem a "esculpir" seus pares, tornando-o mais interessante. Isso não significa moldar o próximo, mas sim trabalhar juntos em um processo que resulte no beneficio de ambos.
“O processo bem realizado não é o que atende a uma demanda só sua. Nele, o casal está de acordo com as características que deve melhorar para ficar mais atraente”, afirma o pesquisador Eli Finkel, professor do Departamento de Psicologia da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.
É completamente natural buscarmos por alguém que nos complete, que colabore de alguma forma com nosso crescimento pessoal e profissional, que acrescente e que ajude a enxergar os nossos defeitos. Por isso, quando seu parceiro te ajuda a alcançar o sucesso, você passa a gostar mais dele e de si próprio. A troca de ambições, planos, objetivos, faz com que você coloque a pessoa em um lugar importantíssimo na sua vida, enxergando nela, um ponto de referência, alguém com quem contar.
O mais importante disso tudo é aprender a colaborar com o próximo, mas sem interferir na sua individualidade e identidade. "É preciso muito autocontrole e discernimento para separar as mudanças que são apenas convenientes daquelas que realmente fazem do outro alguém melhor”. Seguindo o pensamento dessa frase, em uma época onde queremos sempre mais, mais experiências, mais novidades, mais tudo, vale se questionar se a pessoa que está ao seu lado irá colaborar com a sua evolução, se acompanhará e cresce ao seu lado. Ninguém quer ser feliz sozinho, mas o sucesso de um casal é resultado do sucesso individual, em primeiro lugar. Ter alguém que saiba te valorizar, que esteja ao seu lado no caminho para a conquista dos seus objetivos e que torça pelo seu sucesso, é sinônimo de parceria e de felicidade garantida!


"Em uma época em que o que mais queremos é acumular experiências e usamos os relacionamentos para nos expandir, ter um cara que nos ajude a crescer é sinônimo de parceria feita para durar. Afinal, quem quer sair de um romance bem-sucedido e que torna você uma pessoa mais interessante?" 





Adorei! Espero que também tenham gostado!


Xxx

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nice places: It's time for a cup of tea! English, Irish...whatever you want!

Sábado conheci um lugar muito legal aqui em Dublin e resolvi compartilhar com vocês. 
O nome é Wall and Keogh Organic Teas, uma boutique de chás, muito charmosa, com um ambiente super agradável. A loja oferece diversas opções de chás, vindos de vários países e com diversos objetivos. Existem chás para o tratamento de diversos tipos de problemas, como stress, tireóide e insônia.
A média de preço é €5,00 por 55 gramas de chá. Vale muito a pena! Alem dos chás, eles também vendem acessórios como coadores em diversos formatos e chaleiras super fofas. 
Para quem quiser curtir o lugar, recomendo pegar o combo: sushi + cha por €8,00. 
Se quiser saber mais, acesse: www.facebook.com/WallandKeoghTea
Address: 45, Richmond Street South, Portobello, Dublin, Ireland.







Lindo o lugar, né? Super recomendo! 

xxx

domingo, 19 de junho de 2011

Clinique inaugura loja on line no Brasil

A Clinique, marca do grupo Estee Lauder, abriu sua primeira loja on line no Brasil: www.clinique.com.br O site é bem interativo, com dicas e tendencias, alem de auxiliar na escolha da base ideal para o seu tipo de pele. Para aquelas que moram em cidades onde não há lojas da Clinique, não se preocupe, o site realizará entregas em todo o Brasil. Os produtos da marca são ótimos, com excelentes opções para cuidados com a pele, maquiagem, perfumes e proteção solar. 



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Leighton at Harrods, London.


Leighton Meester e Vera Wang, no dia 09 de junho, na Harrods, em Londres, para o lançamento do novo perfume da marca Wang, Lovestruck, o qual ela é a face (garota propaganda) da campanha. A Leighton ta cada dia mais linda, ela é sensacional!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dior Airflash - Base em spray


Eu já namorava há tempos essa base em spray da Dior, e aí no Natal, meu namorado me deu de presente de amigo secreto. Amei! Tem uma textura super leve e um cheiro delicioso, além de não deixar o rosto com um ar carregado como as bases líquidas. A aplicação também é super fácil - basta agitar o tubo e aplicar diretamente no rosto, espalhando com os dedos.
A unica coisa que não favorece o produto no Brasil e o precinho, em torno de R$200,00. Aqui na Irlanda o valor é de €50,00. Bem mais acessível, né? Mesmo convertendo para o real, ainda fica bem mais barato!
Tirando o fator preço, tudo é incrível no Dior Airflash! Super recomendo! Ah, e a cor do meu é 202.

xxx

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Irish food

Acredite, adaptar-se a cultura irish pode ser bem complicado...e uma das coisas que mais sinto falta é da comidinha brasileira, de preferência aquela, da minha Vó Rosa! Ok, eu não precisava ir até Santos pra comer bem, bastava um restaurante por quilo em Sao Caetano mesmo...rs.

Vou contar um pouco dos "probleminhas" da irish food...

Full irish breakfast.

Preciso dizer alguma coisa sobre esse delicioso (péssimo!!!!!) café da manhã dos irlandeses???
O irish breakfast é uma "adaptação" do café da manhã dos ingleses, e o mais engraçado é que aqui eles não simpatizam muito com o povo do Reino Unido, mas adoram copiar tudo que é deles! rsss. A historia (e os irlandeses) contam que o irish breakfast foi criado há mais ou menos 300 anos atrás, quando todo transporte era marítimo e só haviam trabalhadores nos portos aqui da Irlanda. A idéia foi que eles comessem esse café da manhã com uma pint de Guiness antes de comecar o longo dia de trabalho. Assim, até hoje o tradicional full irish breakfast (café da manhã irlandês completo) e servido na maioria dos restaurantes e hotéis.
Vamos aos ingredientes: pão, feijão (doce), cogumelos com alho, tomate, ovos, rashers (parecido com o bacon, mas é um corte diferente do porco, com mais carne), sausage (tipo nossa salsicha), black/white pudding (???).
Os ovos podem ser fritos ou mexidos, as salsichas tambem não fritas, assim como o bacon. Esse feijão me assusta um pouco (rsss), ele é doce e não tem absolutamente nada parecido com o feijão brasileiro, além de ser tipicamente consumido no café da manhã. O preço gira em torno de €8,00, dependendo da região da Irlanda.

Depois desse café da manhã, vamos ao almoço. Ok, eles nao almoçam! Depois de 1 ano e meio aqui, ja estou conformada que eles não levam o almoço tão a sério como nós. Pra eles, o jantar é a principal refeição do dia e entao eles normalmente comem um sanduíche natural para o lunch time. Vamos ao dinner agora! O nosso arroz e feijão é a batata para os irlandeses! Tudo é baseado em batatas - fritas, cozidas, assadas ou amassadas. Eles consomem batatas quase todos os dias, é incrível!

Irish potatoes.

As carnes mais consumidas aqui são o frango, o steak (que é o que mais se aproxima da picanha) e o pork (carne de porco). 

Chicken goujons (tirinhas de frango empanado).

Steak and potatoes (Carne com batatas assadas).

Pork chops (costeletas de porco).

Até que as carnes são boas...rs. Segue abaixo alguns pratos tradicionais aqui da Irlanda:

Chicken pita (Frango, alface, queijo, cebola, tomate e pão sirio).

Chicken curry (pedaços de frango fritos ou cozidos servidos ao molho curry).


Beef stew (carne assada com cenoura e batata)

E as sobremesas:

Cheesecake (bolo de queijo).

Apple pie (torta de maca)


Carrot cake (bolo de cenoura).

Acho que deu pra ter uma idéia das comidinhas daqui, né? Com o tempo, acostumamos, improvisamos e descobrimos uma forma de cozinhar as comidas brasileiras. Sempre tem aquela lojinha brasileira que também ajuda bastante! rsss.
Espero que tenham gostado!
xxx.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um vício chamado café!





Como alguns sabem, um dos meus maiores vícios é café. Eu amo café em qualquer hora do dia, no café da manha, depois do almoço e antes de dormir. Ok, eu sei que não faz bem para saúde café em excesso e deixa os dentes horríveis! Massss... é um vício que tenho  anos e estou tentando me controlar...rs.
Os irishs também adoram um bom café, mas como bons apreciadores de bebidas alcoólicas (rsss), muitas vezes eles tomam com whisky. O famoso irish coffee é preparado com whisky, açúcar e chantilly como cobertura. O whisky pode ser substituído por Baileys. 
Achei super interessante a historia sobre o irish coffee e aqui vai, segundo a Wikipedia: 
"O drinque foi inventado no porto de Foynes por seu chef Joseph Sheridan na década de 1940 (Foynes foi o precursor do aeroporto de Shannon no oeste da Irlanda). A bebida servia para aquecer os passageiros dos flying boats que chegavam da América do Norte peloAtlânticoSegundo a lenda, sua criação se deu em um dia no qual um vôo partindo de Foynes teve que voltar devido às péssimas condições climáticas, e o restaurante foi avisado para ter comidas e bebidas prontas para o retorno. Sheridan tinha café pronto e resolveu adicionar algo para estimular os passageiros – uma quantidade pequena de uísque. Um passageiro estadunidense perguntou "Isto é café brasileiro?" ao qual Joe respondeu, "Não, é café irlandês!"


Irish coffee.


Outra febre aqui na Europa são as famosas máquinas da Nespresso (www.nespresso.com.br). A Nespresso, aqui na Irlanda, tem suas boutiques em lojas como Arnotts, Brown Thomas e Harvey Nichols e são oferecidas máquinas de diversos modelos, cores, designs e ainda, com opções de acessórios. No Brasil, a Nespresso tem boutiques em Brasilia, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo. Os preços, no Brasil, variam de R$690,00 até R$1.890,00. Aqui na Irlanda, são de €99,00 até €496,00. Mesmo com a conversão do euro para o real, as máquinas são bem mais baratas aqui. Não so as máquinas, mas as cápsulas utilizadas para o café, são absurdamente mais baratas aqui. Para se ter uma idéia, a média de preço de uma cápsula no Brasil é de R$4,00 e aqui na Irlanda é de €0,35. Diferença, né Pois é...




Para quem estiver aqui na Irlanda (ou pra quem pretende vir) vale a pena conhecer o charmoso Café Bewley's, localizado na Grafton Street. O Bewley's é super famoso na Irlanda por todos os deliciosos tipos de café que oferece, além de outras opções como "mocha" e chocolate quente.

Bewley's Coffee at Grafton street.


Seguem duas receitas para se fazer com café:

- Irish coffee:

40ml de whisky irlandês
80ml de café quente
30ml de creme de leite fresco
1 colher (chá) de açúcar
chantilly

Em um copo para preparos quentes (há um desenvolvido para Irish coffe), coloque o café quente, o whisky e acrescente o açúcar mascavo. Cubra com chantilly.
- Café com sorvete:
1 xícara (chá) de café quente
2 bolas de sorvete de creme
Chantilly para decorar
Divida o café em duas taças, coloque uma bola de sorvete em cada e decore com o chantilly. Sirva imediatamente.

Café com sorvete

Para mais informações e dicas sobre café, acesse:
www.coffeebreak.com.br
www.bewleys.com
www.nespresso.com.br / www.nespresso.ie