quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Intercâmbio: por que Irlanda?

Depois de alguns meses sem aparecer por aqui, resolvi voltar. Tenho tanta coisa pra escrever, viajei bastante, comprei coisas novas, não sei nem por onde começar...rs. Bom, dessa vez vou falar sobre um assunto que desde que criei o blog tenho vontade de escrever mas nunca tenho tempo de finalizar o post. Hoje quero falar sobre o intercâmbio na Irlanda. Para quem está no Brasil a ideia de intercâmbio é bem diferente da prática que vivemos aqui. Vou tentar falar de tudo resumidamente porque para esse assunto eu precisaria de umas 20 páginas...rs.


Quando estava terminando a faculdade sempre pensava e sonhava com o meu intercâmbio. Os primeiros lugares em mente sempre foram: Canada e Australia. Nunca pensei na Europa (não sei porque). Pesquisei por meses e ambos lugares eram caros e não permitiam um visto por muito tempo. Na Canadá nem trabalhar era possível, então logo descartei. Até que ouço falar de uma tal de Irlanda. (WTF????). Ah, aquele país da banda U2? Já sei. O que mais eu sei? Nada. Só sei que tem muita ovelha! Começo então a pesquisar sobre aquele país pequeno e gelado! Encontro: frio, chuva, frio, chuva, ovelha, verde, U2, frio. O que mais me chamava atenção era o preço do intercâmbio e a possibilidade de trabalhar. Eu não queria viajar contando com mesada dos meus pais e muito menos eles queriam isso...rs. Ok, o preço era ok, dava pra pagar, trazer um dinheiro, fazer um plano de saúde, pegar uma escola média. De verdade, eu não queria investir muito em uma escola pois sabia que a chance de eu não me dedicar 100% era bem provável. Não escolhi a pior e nem a melhor, fiquei entre as do meio.
Cheguei na Irlanda em fevereiro de 2010, com uma mala de médio porte (sério, ninguém acredita mas é verdade! Thanks pai pela ajuda com a mala...rs). Trouxe só roupa de frio e casacos. Vôo com escala em Amsterdam, fiquei 2 dias por lá. Não via a hora de chegar em Dublin e me acomodar logo. Pensa em uma pessoa que nunca tinha ido nem para o Paraguai, essa era eu. Descobri que morar em Dublin estava muito longe do que morar 1 ano em Santos com a vó (eu achava que tinha sido super corajosa de ter feito isso).
As minhas primeiras percepções quando cheguei: frio, frio, ônibus amarelos, comida péssima e brasileiros por toda parte. Fiquei em "host family" por 2 semanas e me joguei para trabalhar como au-pair (babá). Acho que a partir daí comecei a entender o intercâmbio e a experiência de morar sozinha em outro lugar.
Vamos lá....para vocês entenderem alguns pontos. Se você vier com todo o dinheiro da venda do seu carro, fundo de garantia e afins ou seus pais forem muito legais e te mandarem uma mesada, ok, você pode ficar aqui um tempo sem trabalhar. Se você não tem essas opções, tenha certeza de uma coisa: você vai precisar trabalhar!! Eu acho que a maioria das pessoas não querem torrar o dinheiro do carro ou do FGTS, então quase todos trabalham por aqui.
Agora vem a parte que choca a todos do Brasil, principalmente os pais e mães...A maioria dos empregos para os estudantes brasileiros são sub-empregos. Tipo: assistente de cozinha, babá, entregador de jornal, garçom, etc. Eu acho muito engraçado as pessoas que vem pra cá com uma ilusão na cabeça e quando chegam aqui, acordam do sonho. Claro que existem as excessões, que são os que tem um inglês bom e um passaporte vermelhinho no cv. Isso ajuda, e muito!
Minhas experiências (boas e ruins) contribuíram muito para ver o mundo com outros olhos, inclusive o Brasil. Trabalhei em lugares que odiei, onde me sentia péssima e se pudesse, voltava para casa no mesmo dia. As coisas vão melhorando com os dias. O frio sempre dói, mas você acostuma um pouco. A Irlanda fica menos entediante quando você cria sua rotina e vê que tem dinheiro no bolso pra comprar suas coisas, viajar, comer em lugares legais, viajar mais um pouco...rs. O que mais os brasileiros fazem aqui é viajar! É uma das melhores (senão a melhor) coisa que a Irlanda pode nos oferecer! Mas isso tem um preço. Como já disse, a maioria "rala" bastante. Trabalha lavando pratos, entregando jornal as 07:00 da manhã com chuva e frio congelante, servindo mesas até de madrugada, recolhendo copos de pubs e por aí vai.
Depois de quase 2 anos aqui, posso dizer que meu inglês melhorou muito, que viajei mais do que imaginei viajar a vida toda, que conheci pessoas incríveis e outras nem tanto, que aprendi a viver um pouco mais tranquila do que em São Paulo, mas que também percebi que problema e gente ruim tem em todo lugar.

Separei algumas imagens bem típicas da Irlanda:

Time de rugby

O'connel street no inverno

Guiness - The irish beer!

Então é assim, a vida na Europa é muito boa, mas exige muita força de vontade e disposição! Nem todos que vem pra cá voltam com a mesma percepção, muitos amam, outros só reclamam. Para mim, os que só reclamam não souberam aproveitar as coisas boas que o intercâmbio oferece ou então não se dedicaram o suficiente. O sucesso, em qualquer lugar do mundo, depende unica e exclusivamente de você.

Trinity College - Dublin

Temple Bar - Dublin

xxx

4 comentários:

  1. Fee... em junho estou chegando por ai.
    Espero conseguir te ver!!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  2. Obaaa.... voltou!!! =D

    Muito bom o post...ADOREI!!

    trabalhar...trabalhar..trabalhar...
    viajar...viajar..viajar!! hehehe

    ResponderExcluir
  3. Mais uma coisinha...hehe
    Somente quem se disponibiliza a viver um Intercambio sabe o quanto pequenos problemas parecem muito maiores do que realmente são. Somente nós sabemos que muitas vezes nessa nova jornada nos aproximamos de pessoas totalmente "opostas", as quais em outras circunstâncias não teríamos contato, mas pelo fator comum isso se torna adorávelmente inevitável. No entanto, são nessas inusitadas marchas da vida que também encontramos pessoas que nos completam, pessoas essas que independentemente do “tempo” permanecerão conosco no caminho, nos acrescentando e nos tornando ainda mais fortes.
    ;D

    ResponderExcluir
  4. ... excelente o que escreveu,tenho certeza que isso vai ajudar a muitos(as)a se planejar e ficar mais fácil de entender o que realmente significa " um intercâmbio", pois é também um apreendizado de vida fantástico, tornando-se adultos maduros e independentes. e isso é a vida.
    Parabéns minha amiga e filha Fernandinha.
    te amo muituuuuuuuuuuuuu.... bjs

    ResponderExcluir